domingo, 10 de março de 2013

Limite para o perdão




No último capitulo da novela “ Lado a Lado”, o final da personagem Constância (Patrícia Pilar) foi bastante cruel. Estava assistindo no salão de beleza e as mulheres que ali estavam presentes acharam  bem feito a rejeição e o abandono que lhe foi imposto por seus filhos. Ao ouvir os comentários perguntei:- Qual será o limite para o perdão? E acrescentei: sempre fico em duvida a respeito do perdão. Qual será o limite do perdão para um pai ou uma mãe quando eles não são bons com os filhos? Será que Constância não merecia o perdão dos filhos? E a palavra da bíblia, do que vale?Quando Pedro perguntou a Jesus: Senhor quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra a mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: “Digo-te,não até sete vezes, mas até setenta vezes sete(Mt,21-22).
Uma das que ali estavam comentou:  Esse foi o tema do culto de ontem,perdoar setenta vezes sete.
Respondi: Então, qual será o limite para o perdão quando os pais aprontam?Constância não prestava, mas na mente dela tudo que fazia era para o bem da família, será que ela não merecia um pouco de compreensão por parte dos filhos?
Todas silenciaram e com certeza estavam a refletir.
Certa vez, em uma das apresentações de contação de histórias em Propriá -SE, conheci uma garota de doze anos que no intervalo do almoço ficou conversando comigo,ela e outras colegas.Uma delas comentou que os pais da menina estavam separados e que ela preferiu ficar com a mãe,mesmo sabendo que era “doidinha.”
A menina nos seu doze anos respondeu: - Repara moça, sei que ela é errada, mas mãe é mãe.
Nem todos como essa garota de doze anos tem o dom do perdão e da sabedoria.
Portanto, a pergunta que segue o titulo, nos dá seqüência para muitas reflexões:
 “Será que existe limite para o perdão?”


Nenhum comentário:

Postar um comentário