sexta-feira, 26 de abril de 2013

Preconceito


Certa vez uma amiga perguntou-me :
-Telma você tem preconceitos?
- Antes,quando jovem,pensava que não, mas com o passar do tempo, descobri que todos têm algum tipo de preconceito. Hoje o que está em evidencia é o homossexualismo, parece que tudo gira em torno desse tema, parece que só eles sofrem de apelidos, brincadeiras de mau gosto e insultos.
Continuamos o assunto e depois cada uma foi para o seu canto. Só que esta conversa despertou-me e comecei a pensar  sobre  os vários tipos de preconceitos ,os que não estão em evidência,mas que também geram problemas sociais.
Comecei pelas frases que já ouvi e ouço:
Preconceito social:  Ó Telma você gostaria que sua filha casasse com um gari ou pescador?
- Qual o problema? Se ele for decente e gente boa, é escolha dela.
- Tá me engane que gosto.
Continuando o pensamento: Quantas pessoas dão bom dia ao porteiro?
Deficiente físico ou mental- é só sair na rua que olham torto ou com pena que até parece que estão com doença contagiosa. Será que eles têm facilidade para fazer  amigos?
Ó os INTELECTUAIS: se acham sempre superiores e olham os menos “desenvolvidos” com olhares insignificantes... alguns.
As domésticas hoje estão de parabéns e também em evidência, mas: -Telma você gostaria que seu filho casasse com uma domestica?  Respondi:Sou  também doméstica com titulo disfarçado de “dona de casa.” Resposta  da amiga “venha com outra Telma.”
Preconceitos de cor:
Negros que não suportam os brancos e negros que não suportam negros “ Sou negro,mas não suporto essa cor,vou casar com uma branca e melhorar linhagem”.Já ouvi de muitos e muitas.
Brancos que não suportam os brancos, e dizem “nunca casaria com uma branquela (O)!” e também os negros “Odeio os negros”  – É mesmo querida? Sua melhor amiga era negra (falecida).Resposta do preconceito: Ela era diferente! ???????????
E as louras: quem nunca ouviu piadas sobre elas?
Religião:Católicos, crentes, candomblés : uns falando mal do outro,principalmente os evangélicos.
Pobreza: existe preconceito pior?
E os idosos?Até na família existe o abandono.
Na área da estética: Banguelos, óculos,gordos,obesos,magérrimos,as baixinhas(como eu)?Somos todos discriminados e mangados.
Preconceitos com nacionalidades e sotaques?
 E as piadas machistas: “Mulher tem que ser piloto de fogão”.
“Mulher no volante,risco constante”.
A listagem é longa, afinal somos todos preconceituosos, uns em grau maior, outros menor. Mas acredito que com exercício diário de compreensão e amor ao próximo,podemos sim, vencermos muitos dos preconceitos,afinal somos humanos,todos com virtudes e defeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário