sexta-feira, 23 de maio de 2014

Significado de honestidade e desonestidade

Durante algum tempo eu usava a carteira de estudante de minha filha para comprar ingressos no cinema e achava que não era nada demais, até que certo dia meu filho disse:- Sabia que isso é desonesto, que é o principio da corrupção?
Eu ainda quis me defender, mas ele teve argumentos baseados no principio dos significados de honestidade e desonestidade e deste dia em diante eu sou vou ao cinema se tiver coragem de pagar o preço cobrado ou se tiver em promoção. Tomei a consciência do que é ser honesto e desonesto, e como nosso país é campeão em querer levar vantagem em tudo é preciso sempre ficar vigilante conosco mesmo e com todos que nos rodeiam.
O apostolo Paulo nos orienta claramente a esse respeito: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8
E para clarear a nossa mente cito o significado de honestidade e desonestidade segundo o dicionário significados.com.br:
Honestidade, é uma qualidade de ser verdadeiro;não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma  qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.
Significado de Desonestidade
s.f. Ausência de honestidade; falta de sinceridade; particularidade da pessoa desonesta; má-fé.
Ação, comportamento e dito que se opõem à moral ou ao pudor.
Que age ou se comporta com má-fé; dito mentiroso.
P.ext. Ausência de integridade ao tratar de coisas que pertencem
aos outros.
(Etm. des + (h)onestidade)


Nenhum comentário:

Postar um comentário