segunda-feira, 11 de maio de 2015

O poder da música sobre as emoções

Sou apaixonada por teatro, cinema, livros, contação de histórias, mas de todas as artes a música é ecumênica, universal, é a arte que toca todas as pessoas, independente de raça, credos e status social.
Ontem 11 de maio de 2015 no teatro Tobias Barreto, antes do espetáculo Os Melhores do Mundo, estava tocando músicas bregas e eu comecei a lembrar do meu falecido irmão sendo acometida por sentimentos de saudades, fui segurando o choro e pensando “diabo de teatro que tinha que tocar essas músicas,que droga.Segura o choro Telma,senão você incomoda a diversão dos outros. “E tive que segurar.
Hoje fazendo o serviço doméstico toca no rádio a música de Chico Buarque “A Banda” que me lembrou de minha  tia Maroca(falecida).Certa vez estava com minha tia quando passou pela Rua Pedro Homem da Costa  a banda do Colégio João Nascimento e tocavam por coincidência a música “A banda’.
Tia foi para a varanda, encostou a cabeça na grade e ficou distraída em estado de encantamento. Quando a banda passou ela se dirigiu a mim com lágrimas rolando pelo rosto e falou embargada: “Sabe ,minha filha,meu sonho de menina era estudar e desfilar numa banda,é a coisa mais linda do mundo que eu acho,chego fico arrepiada  de tanta emoção.”
Abracei tia e ficamos conversando sobre o passado e o porquê que ela não pode estudar e as dificuldades que existiam na sua época.
Naquele momento que a banda passou tia Maroca foi despertada,transportada para sua infância através da música e aquele singelo momento trouxe de volta o olhar  deslumbrante da Maroca menina, Maroca criança que  tinha o grande sonho de estudar e desfilar numa banda.
E para confirmar sobre a universalidade e o poder que a música exerce sobre todos nós,concluo o texto  com o pensamento de  grandes filósofos: “Sem a música, a vida seria um erro.” Friedrich Nietzsche
“Quando se ouve boa música fica-se com saudade de algo que nunca se teve e nunca se terá.” Samuel Howe
A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende.










Nenhum comentário:

Postar um comentário