quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O homem de bem

Se o homem é bom, humano e benevolente SOMENTE PARA UM GRUPO DE PESSOAS ele não é um homem de bem. O correto é agir sem distinção de classe social, raça, crença, orientação sexual, convicção política, filosófica ou religiosa, TRATANDO, SENTINDO E AMANDO todos os homens como IRMÃOS.
 Acostumamos a ver como HOMEM DE BEM as pessoas bem sucedidas e cumpridoras de seus deveres sociais. O conceito espírita, porém abrange além do verniz das convenções e vai fundo nas relações humanas; A EDUCAÇÃO que não tenha base no EVANGELHO nos dá apenas um verniz que desbota a menos contrariedade, transformando homens cultos e bem vestidos em feras humanas.
 Você é um homem de bem? Você é uma mulher de bem? Qual o respeito que dedicamos aos sentimentos dos demais em nossos jogos de sedução e conquista? Você é um homem de bem? Você é uma mulher de bem? Cultivando relações escusas em nossos relacionamentos íntimos, lembramos da esposa ou esposo traídos em seus sentimentos?
Estamos cultivando a ÉTICA e o RESPEITO ou semeando a INFELICIDADE através da LEI DO RETORNO? Você é um homem de bem? Você é uma mulher de bem? Agarramos com unhas e dentes a oportunidade de lucro naquele negócio vantajoso atropelando o esforço de equipe ou sabemos repartir responsabilidades e lucros para que todos ganhem?
Você é um homem de bem? Você é uma mulher de bem? Esmagamos as esperanças dentro da família pisando e humilhando nos sentimentos dos outros? Respeitamos os que nos dividem o teto e sabemos oferecer ao menos tolerância onde permitimos que o amor morresse?
Você é um homem de bem? Você é uma mulher de bem? Em nosso casamento ou relacionamentos OFERECEMOS e RECEBEMOS ou estamos ali apenas para tirar vantagem e descartar quando o fruto não oferecer mais sumo e doçura? Conhecemos em profundidade o nosso parceiro ou parceira a ponto de saber pisar com delicadeza no solo de seu coração a fim de não ferir de maneira alguma? Você é um homem de bem? Você é uma mulher de bem? Fazemos CARIDADE também quando ninguém nos observa? Ajudamos silenciosamente além da instituição e da casa espírita quando o necessitado nos bate na porta e ninguém nos observa? Você é um homem de bem? Você é uma mulher do bem?
O EVANGELHO DE JESUS é o caminho, a verdade e a vida. Em suas páginas luminosas encontramos diretrizes para nos tornarmos melhores, a caminho da perfeição.
Autor: André Martinez  REFLEXÕES ESPÍRITAS: O homem de bem


Nenhum comentário:

Postar um comentário