quinta-feira, 7 de junho de 2012

Importância da leitura


Importância da leitura
Quando recebi a noticia através da professora, escritora e contadora de histórias Fátima Beatriz, sobre a indicação do meu nome para uma sala de leitura, fiquei a pensar no significado desse momento para minha vida e o que isso poderia representar para as crianças no seu contexto escolar e social.
Comecei minha reflexão com uma pergunta essencial para uma sala de leitura.
Qual a importância da leitura para nossa vida?
A parti desse questionamento registro o pensamento de alguns autores e estudiosos da educação sobre a importância da leitura:
A leitura é uma fonte inesgotável de prazer - Carlos Drummond de Andrade
Um país se faz com homens e livros- Monteiro Lobato
“A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê.”
Malba Tahan
“De três coisas precisa o homem para ser feliz: benção divina, livros e amigo.”
Henri Lacordaire
“O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler.”
Ziraldo
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.”
Bill Gates
Com tantos significados podemos concluir que cada pessoa terá sua resposta de acordo com o valor que lhe será acrescentado sobre o importante hábito da leitura.
Como leitora e admiradora incondicional dos grandes autores infantis como Hans Christian Andersen autor dos célebres (“O Soldadinho de Chumbo”, “O Patinho Feio”), as narrativas “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Rapunzel”, e “Chapeuzinho Vermelho”que tornaram os Irmãos Grimm mundialmente famosos; Monteiro Lobato e seu encantado Sitio do Pica-Pau Amarelo; Ziraldo com os encantos do Menino Maluquinho;Pedro Bandeira,Cecília Meireles,Rubens Alves e tantos e tantos outros só posso enfatizar que o livro transformou e transforma  minha maneira de ser e enxergar o mundo. Sinto-me honrada e emocionada por meu nome fazer parte desse lugar especial, mágico que é uma sala de leitura.
Nesse espaço de aconchego, de alegria, reflexão, criatividade e imaginação, eu Telma Costa,escritora,contadora de histórias, estanciana, sergipana e aracajuana de coração,  desejo que as fadas madrinhas do mundo do era uma vez acenda dentro de cada leitor uma luzinha que estimule,desperte e transforme  a sua maneira  de enxergar o mundo e obter dele o melhor.
Agradeço aos amigos, familiares, professores e de maneira especial à professora Fátima Beatriz pelo apoio e carinho que sempre acolheram meus livros e minhas atividades de contadora de histórias! Por fim compartilho com todos, mensagens que servem como estímulo e motivação para minha vida:
                       “Eu tropeço e não desisto!” Giselda Laporta
                 “Nunca desista dos seus sonhos!” Augusto Cury

 Um Abraço de coração para todos que fazem parte da família Escola Municipal Nossa Senhora de Socorro






Um comentário:

  1. Ficou ótima sua postagem vou mostrar ao pessoal da escola! Abraços!

    ResponderExcluir