sábado, 28 de dezembro de 2013

Mundo das invenções

Muitas das vazes meu pai (85 anos) precisa fazer uso do canudinho para sorver líquidos tipo café ,suco,vitamina. Essa semana ao dar o café de meu pai fiquei observando aquele objeto e comentei:
-Meu pai sou fascinada pelo mundo das invenções, observe o canudinho, um objeto tão simples e tem tanta utilidade.O senhor mesmo tem quatro anos que faz uso do canudo, com certeza outros idosos também,é muito utilizado em bares,restaurantes, etc.Olhe só ,um plástico com um furo,parece tão simples e quem inventou ficou rico.O senhor sabe o que é o velcro? Vou ver se tem aqui; pronto achei no seu aparelho de pressão e vou passar na sua pele,sinta ,vá pensando o que isso faz o senhor lembrar,vá sentindo...
- Carrapicho- Acertou meu pai.
- Pois é meu pai, o senhor sabia que o Brasil é o país que tem mais carrapicho no mundo ,e o velcro foi inventado por apenas dois carrapichos que enroscou numa calça de um cara,se eu não me engano foi na Alemanha ou Suíça;o cara olhou aquilo,observou,estudou na sua mente e BUm,o cara ficou mi-li-o-ná-rio,milionário meu pai. Veja também o palito,outra coisa que o senhor adora,olhe só uma madeira afinada e de tanta utilidade; o inventor com certeza patenteou e ficou rico também. O senhor sabia que o palito Gina esta completando 120 anos,deixe eu pegar a caixa para o senhor ver.
-Desculpe meu pai,Gina completa 100 anos.
-Você gosta de inventar histórias em minha filha?Disse que era 120 e agora 100, que diferença.
-Calculei errado, risos; quem conta histórias é assim mesmo. Repare meu pai eu e Marilene fazemos poesias, histórias e Nena excelentes musicas e veja não ficamos nem bem de vida com isso,na verdade não ganhamos quase nada.
- O que lhes falta é determinação, só determinação minha filha.
- Pode ser meu pai,pode ser...
Assim terminou o nosso papo sobre o mundo das invenções e chegando em Aracaju fui pra Net pesquisar e aguçar minha curiosidade:
Marvin Stone ? dono de uma fábrica de piteiras de papel nos Estados Unidos ? costumava descer o quarteirão para tomar seu drinque habitual depois do expediente. Era uma bebida feita de uísque, açúcar e menta, chamada mint julep, que precisava estar sempre bem gelada. Por isso, as pessoas costumavam bebê-la através de canudos naturais de capim para que suas mãos não tocassem o copo. Infelizmente, os canudos naturais estavam longe de ser uma solução satisfatória, uma vez que faziam o líquido ficar com gosto de grama. Stone notou a relação entre o processo de fabricação de suas piteiras e a possibilidade de fazer canudos artificiais de papel.

Excitado pela possibilidade de beber um mint julep ainda mais saboroso, ele tentou colocar sua idéia em prática, enrolando longas e finas faixas de papel ao redor de um lápis e prendendo as extremidades com uma pincelada de cola para evitar que o papel desenrolasse. Em 1888, Stone fez vários desses canudos e deixou-os com o barman da taverna para seu uso pessoal.

A limonada era outra bebida muito popular naquele tempo, e Stone pensou que as pessoas também gostariam de bebê-la com um canudinho. Assim, ele projetou um canudo de papel de 20 centímetros, com um diâmetro suficiente para impedir que sementes de limão bloqueassem o tubo. Ele utilizou papel manilha recoberto com parafina para que o canudo não se encharcasse em contato com o líquido. Reconhecendo o interesse de todos por sua invenção, Stone colocou a maior parte de seus empregados para enrolar canudos. Marvin Stone inventou também o apontador de lápis e o suporte de caneta tinteiro. Fonte :Tutomania
O velcro foi inventado em 1948 por Georges de Mestral 1 , um engenheiro da Suíça. Ele inspirou-se após analisar atentamente as sementes de Arctium que grudavam constantemente em sua roupa e no pêlo de seu cão durante suas caminhadas diárias pelos Alpes. Georges examinou o material através de um microscópio e distinguiu diversos filamentos entrelaçados terminando em pequenos ganchos, causando a potente aderência dos carrapichos nos tecidos. Por fim concluiu ser possível a criação de uma material para unir dois materiais de maneira reversível e simples. Desenvolveu o produto e submeteu a ideia para patente em 1951. O pedido suíço foi seguido por outras patentes nacionais, desta vez através de sua companhia Velcro S.A. A partir do relatório descritivo da patente dos Estados Unidos US 2,717,4372 pode-se ver a aparente simplicidade da invenção. O nome VELCRO é uma referência as palavras em francêsvelours (que significa veludo) e crochet (que significa gancho). Atualmente o uso e aplicação do produto são várias, e a palavra velcro tornou-se um termo genérico para referir-se ao material.
Fonte:Wikipedia
Os palitos existem há centenas de anos e, provavelmente, são os mais antigos instrumentos de higiene bucal, sendo conhecidos em todas as culturas.
No século XVII, os palitos eram objetos de luxo, considerados itens de joalheria. Eram feitos de metais nobres e enfeitados com pedras preciosas.
Em 1872, Silas Noble e J. P. Cooley patentearam a primeira máquina de fabricar palitos.
Nos dias atuais, com o advento da moderna dentística, o uso do palito é rejeitado, tendo sido substituído pelo fio dental e pela escova de dentes. Entretanto, apesar dos avanços e da tecnologia, o uso de palito permanece popular entre muitas pessoas.
Fonte:Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário