sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Cuidar

 Cuidar

Estava pensando em tantas coisas temos que “Cuidar”:
Cuidar da gente, do filho ,do marido,da mãe,do pai , do neto,  do amigo, do vizinho e às vezes do gato ou do cão que nos faz companhia.
Cuidar do pé para não dar chulé, cuidar do cabelo para evitar piolhos,do braço para não ter dor de “cotovelo”, da mão,da unha, do nariz,dos dentes, da boca  e da língua que fica suja e às vezes machuca “sem querer”.
É preciso também cuidar da mente que às vezes nos mente, e  do coração que teima em não liberar perdão.
Cuidar de ter tempo para oração e também para a canção que alegra o nosso coração.
Cuidar da pele que eu habito para que o seu ressecamento não afete o meu espírito.
A casa de cimento também precisa de cuidados:
Banheiros pra cuidar, lavar e esfregar, pois limpo o germe se afastará.
O azulejo da cozinha também precisa de cuidados para que “amigos indesejados” se afastem do ambiente.
Esponja, escova, armários, panos de prato, talheres, escorredor, aventais, pegadores, potes de temperos todos esperam diariamente pelos devidos cuidados.
Na frente da casa ainda tem as flores, plantas e a varanda que só faltam gritar para os transeuntes “preciso que alguém cuide melhor de mim!”
E para que nos sentimos cidadãos antenados e integrados  ainda temos que cuidar da nossa  comunidade, da nossa cidade e do nosso país.
Cuidar,cuidar, cuidar,será essa a verdadeira missão de todos nós?
Conheço pessoas que cuidam bem de suas casas, outras de sua família, outros de seus amigos, outros de sua esposa e filhos, outros de seu próprio corpo, outros da própria empresa ou da empresa que trabalha. Outros cuidam da comunidade, da igreja, do pobre que passa fome, do cachorro de rua ou do gato que passa frio. Tem os que  cuidam bem das plantas,dos tamanduás e formigas;outros protegem e cuidam dos sapos e rãs;outros cuidam para que não se acabe a cultura e folclore da sua cidade ou pais.Tem até aqueles que cuidam dos  prisioneiros e enxergam que eles também são filhos de Deus
CUIDAR: essa  simples palavra nos “dar” uma dimensão imensa do seu verdadeiro significado  onde  todos os  seres humanos sendo bons ou maus na passagem da sua vida se comprometem em “cuidar de algo ou de alguém”.
Cuidar:
1. Ação de tratar de algo ou alguém; zelar ou tomar conta de algo ou alguém;
Foto 1-minha irmã Marilene e Bob um ex-cão de rua-Foto 2-projeto Formiguinha em Itabaiana- Foto 3-escritora Tânia Góis-Grupo Prosarte no HUSE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário