EU
|
Eu
|
A menina começou a chorar por ter perdido o seu sonho. De repente, surgiu uma mulher bem velha que falou assim:
— Não chore, menina, porque chorar não resolve nada. Se quiser o seu sonho de volta, comece tudo de novo. Mas, dessa vez, preste atenção na pedra...
Nem deu tempo de a menina responder e a velha já havia desaparecido. Então a menina voltou para casa e, na manhã seguinte, começou tudo de novo: ordenhou a vaca para vender o leite. Só que, desta vez, ela estava mais atenta. Desviando da pedra no caminho conseguiu chegar ao mercado, onde vendeu o leite.
Com o dinheiro da venda, a menina comprou uma galinha. A galinha, como era o esperado, botou muitos ovos, que ela também vendeu e assim pôde comprar o lindo vestido azul.
Então, de vestido novo e olhar ansioso, ficou na janela, esperando o príncipe... Porém, nada de ele chegar. De repente, a velha surgiu novamente e disse:
— Vá até a colina que o príncipe precisa de ajuda. Ele também não viu a pedra e caiu do cavalo.
A menina saiu correndo para socorrer o príncipe. Ele estava muito machucado. A menina levou-o para a casa dela, onde o tratou com o maior carinho. Quando o príncipefinalmente sarou, estava tão encantado com a menina que a pediu em casamento.
Toda feliz, porque também se apaixonara pelo príncipe, a menina aceitou o pedido. Pôs de novo o vestido azul. O príncipe, radiante, colocou-a na garupa do seu cavalo e foram em direção ao castelo... O príncipe, muito sonhador, e totalmente distraído, ia fazendo planos para o futuro... mas a menina prestava atenção.
Encontraram várias pedras no caminho, porém a menina sempre fazia como a velha havia ensinado. Ela era tão velha quanto o mundo e sabia das coisas – principalmente do que é feito um sonho!
O príncipe e a princesa foram muito felizes. Eles descobriram que, na vida, o mais importante é jamais desistir.
(NICOLELIS, G. L. Eu tropeço e não desisto. São Paulo: Moderna. 2002. pp. 4 – 31)
A leitura é considerada a atividade mais importante para desenvolver no leitor a sensibilidade, a memória, a imaginação. É por meio do contato com o livro que ele adquire vocabulário e conhecimento para fazer sua própria leitura do mundo. É essencial estimular o leitor com livros adequados ao seu nível de compreensão leitora. O papel do professor é habilitar o leitor para uma boa leitura do contexto, do mundo. E o objetivo da Editora Moderna é contribuir com literatura de qualidade.
Fátima Beatriz e Estevão Colares (Grupo Hannah contando "Eu Tropeço e Não Desisto")
Nenhum comentário:
Postar um comentário